Sábado é dia de campanha contra o câncer de pele

Segundo o Inca, são registrados 120 mil novos casos por ano.
Dica é se prevenir com filtro solar e roupas adequadas.

Do G1, no Rio, com informações do JH

O Brasil deve ter este ano cerca de 120 mil novos casos de câncer de pele, o tumor com maior incidência no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Neste sábado (8), é dia de campanha nacional contra a doença, com exames gratuitos em 174 postos.

 

Visite o site do Jornal Hoje
A doença é causada principalmente pelos raios ultravioletas, que penetram na pele e provocam o crescimento descontrolado das células. A incidência é maior no Sul do país, seguido das regiões Sudeste e Centro-Oeste. 

 

Melanoma

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os tipos mais comuns de câncer de pele podem ser percebidos. O primeiro sinal é a mudança na tonalidade da pele. Outra dica dos especialistas é observar o aparecimento de pintas escuras, marrons ou pretas. Também é importante dar atenção a feridas que não cicatrizam. O tipo mais grave é conhecido como melanoma. 

”Cada vez há mais casos de câncer de pele. Qualquer lesão que tenha surgido na pele e que esteja em modificação, a pessoa deve procurar imediatamente o médico”, diz o médico Sérgio Serpa. 

Na maioria das vezes a doença pode ser evitada com cuidados muito simples. O uso do protetor solar é indiscutível. Ele deve ser usado até em dias de mormaço. Mas a tecnologia também pode ajudar. 

Além disso, existem roupas e acessórios que ajudam na prevenção, como chapéu, saída de praia, camiseta e até calças. Normalmente, eles são confeccionados com tecido que bloqueia os raios ultravioletas. 

Descendente de italianos, a comerciante Juliana Carrizzo tem a pele clara e muito sensível. O filho dela, João, tem o mesmo tipo de pele. A dica é não sair de casa sem muita proteção. “Eu aprendi com a minha mãe e faço com meu filho”.

 

Leia mais notícia do Rio de Janeiro


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: