Explosão de Asteróide teria causado extinções no fim da Era do Gelo

O Globo Online O que causou o desaparecimento de mamutes e do primeiro grupo de humanos no final da era glacial no continente americano? Segundo evidências geológicas encontradas nas últimas semanas em Ohio e Indiana, nos Estados Unidos, esta mudança ocorreu devido à explosão de um cometa ou asteróide sobre o Canadá há 12.900 anos, afirma o cientista americano Allen West.

De acordo com a teoria que West desenvolve há dois anos, um objeto espacial explodiu sobre a superfície da Terra, perto da região do Canadá. Após a explosão, uma onda geradora de calor se espalhou e deixou diversas partes do hemisfério norte em chamas e iniciou um estágio de extinções.

Agora os pesquisadores Ken Tankersley, da Universidade de Cincinnati, e Nelson R. Schaffer, da Sociedade Geológica de Indiana, juntaram-se a West para desenvolver a teoria.

Mostras de diamantes, ouro e prata, distantes da região de metais preciosos do Canadáestão sendo submetidas a exames de raio-X pelos pesquisadores. – Nós acreditamos que esta é a maior evidência que indica o impacto do cometa neste período – disse Tankersley.

A mudança climática do final da Era do Gelo foi resultado deste efeito catastrófico


Tankersley se envolveu no projeto para contestar a teoria de West. Mas com a análise do material, mudou de opinião.
– Minha arma para contestar West eram o outro, prata e diamantes. Mas o que eu não sabia era a conclusão que ele havia alcançado, mas não havia tornado pública, que o ponto de impacto do cometa não havia sido em qualquer lugar do Canadá, mas nos campos de diamantes. Ao invés de se tornar a base para rejeitar a hipótese de West, estes itens se tornaram a melhor evidência para apoiá-la – contou o pesquisador.

Pesquisa continua
Buscas por irídio, micro-meterioritos e nano-diamantes estão sendo feitas na região que teria sido atingida pelo impacto. A maior parte do trabalho é realizada na Caverna Sheriden, em Ohio, um rico repositório de materiais da Era do Gelo.

De acordo com a teoria de West, um cometa ou asteróide, de mais de 1.5 km de diâmetro, teria explodido sobre a terra quando a Era do Gelo chegava ao final.

O período da explosão pesquisada, há 12.900 anos, coincide com o desaparecimento da última espécie de mamutes, o mamute-lanoso, e a primeira sociedade de humanos a habitar o continente, conhecida como a civilização Clovis. A história do clima sugere que a Era do Gelo estava perto de um fim, mas uma rápida mudança, conhecida como Dryas recente, adiantou o perído glacial em 1.300 anos.

– O tipo de evidência que estamos encontrando sugere que a mudança climática do final da Era do Gelo foi resultado deste efeito catastrófico – argumentou Tankersley.

Mudança climática é o tópico preferido do cientista. – A grande importância deste tipo de trabalho é mostrar que não podemos controlar tudo. Nosso planeta tem sido atingido por astereóides muitas vezes durante a história, e quando isto acontece, são produzidas mudanças climáticas – disse.

Fonte:Original desta notícia pode ser acessada através do site: http://www.gea. org.br/mss. html
 
Céu claro pra todos!
 
José Geraldo Mattos
Moderador
 
O que é inconcebível a respeito do universo é que ele é absolutamente concebível”.(Albert Einstein)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: