Legumes e verduras baixam a pressão

Uma dieta rica em legumes e verduras pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, enquanto o alto consumo de carne tem o efeito oposto, afirma um estudo publicado nesta semana por uma equipe de cientistas do Imperial College de Londres. Os pesquisadores chegaram a essas conclusões depois de estudar os hábitos alimentares de 4.680 pessoas de idades entre 40 e 59 anos, mas não conseguiram uma explicação para o impacto benéfico das proteínas vegetais sobre hipertensos.

Os médicos suspeitam, no entanto, que aminoácidos, os blocos de construção das proteínas, ou elementos químicos na composição dos vegetais, como o magnésio, estejam por trás desses efeitos.

A pesquisa, publicada pela revista especializada Archives of Internal Medicine, afirma serem precisos mais estudos para descobrir por que exatamente legumes e verduras são benéficos para a pressão.

Sabe-se que alguns tipos de aminoácidos têm influência sobre a pressão, como a arginina, por exemplo, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Os tipos de aminoácido encontrados em vegetais são diferentes dos encontrados em carnes.

A hipertensão pode levar a doenças cardíacas e derrames. Para Paul Elliott, que liderou a equipe de pesquisadores, o resultado confirma recomendações conhecidas.
“Uma dieta rica em produtos de origem vegetal é parte de um estilo de vida saudável para prevenir hipertensão e as doenças crônicas relacionadas”, disse Elliott.

A porta-voz da Fundação Britânica do Coração, Belinda Linden, disse que a pesquisa do Imperial College confirma estudos anteriores. “Legumes e verduras contêm menos sal e mais vitaminas antioxidantes, tem baixas calorias, alto teor de fibras e ajudam a controlar a diabetes”, disse Linden.

Ela afirma ainda que o consumo de proteínas vegetais, em vez de proteínas animais, pode trazer vários benefícios para pessoas que têm alto risco de desenvolver doenças coronárias, derrames e diabetes.

(BBC Brasil)

Leia também: “Dieta pode afetar saúde mental”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: