Descoberta a chave para o sucesso social do adolescente

Alguns adolescentes são conhecidos por todos por serem populares. Outros apenas sentem-se populares. Ambos os grupos se enquadram bem socialmente, de maneira igual, sugere um novo estudo.

“A percepção dos adolescentes do seu próprio sucesso social pode ser uma maneira crucial de predizer seu ‘funcionamento’” social, disse a pesquisadora Boykin McElhaney, uma psicóloga da Universidade de Virgínia, nos EUA, que liderou o estudo. “Tanto que até mesmo adolescentes que não são muito populares podem demonstrar ajustamento positivo com o tempo se eles possuem um senso interno positivo da sua aceitação social.”

Fatores da amizade

Para chegar a essa conclusão, Boykin e seus colegas pesquisaram mais de 160 adolescentes e pediram para eles mensurarem sobre a sua própria popularidade como a percebiam, incluindo aceitação social e a habilidade de fazer amigos. A popularidade real de cada adolescente, assim como outros fatores sociais, foi colhida através de entrevistas com amigos (escolhidos à mão pelos participantes). Todos os adolescentes completaram a pesquisa quando tinham 13 anos e novamente com 14.

Aqueles que se diziam bem adaptados, não importando a avaliação de seus colegas, ficavam menos hostis enquanto o tempo corria e mais freqüentemente eram mais procurados pelos colegas, do que outros adolescentes. O mesmo ocorreu com os adolescentes que eram considerados populares pelos colegas, não importando a própria percepção sobre sua popularidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: