Astros que ameaçam a Terra

CIRCULAR 04/2008
377ª REUNIÃO MENSAL

Astros que ameaçam a Terra

Os NEO’s (Near Earth Objects- Objetos Próximos à Terra) são objetos celestes que se aproximam do Sol a uma distância de 1,3 unidades astronômicas (UA) ou menos. Como sabemos, uma UA corresponde à distância média entre a Terra e o Sol, ou, aproximadamente, 150 milhões de quilômetros.

Devemos levar em conta que, se um astro, particularmente cometas e asteróides, está perto do Sol, está também perto da Terra. Os NEO’s com mais de 150 metros de diâmetro e que chegam a menos de 7 milhões e 500 mil quilômetros são classificados como objetos extremamente perigosos.

Cometas e asteróides são corpos que carregam importantes dados sobre a composição química do material que deu origem ao Sistema Solar; há também uma questão de segurança na observação de cometas e asteróides. Apesar de as chances de um desses objetos colidir com a Terra serem muito pequenas, há todo um trabalho internacional visando detetar e prevenir a Terra de um possível impacto, como o que dizimou os dinossauros.

Criou-se, assim, o Spaceguard Foundation, que coordena os esforços mundiais para monitorar e estudar os NEO’s. Tempos atrás a imprensa divulgou a descoberta de um asteróide de 390 metros de diâmetro, batizado de Apophis, que chegaria muito próximo da Terra em 2029 e que ofereceria possibilidade de colisão em 2036. Segundo estimativas da época, essa colisão liberaria uma energia 100.000 vezes superior à da bomba de Hiroxima.

O que a ciência e a tecnologia atuais podem fazer para resolver esse tipo de problema? Poderia um NEO ser desviado de sua rota de colisão com a Terra? Temos tecnologias para isso? Quais?

O palestrante vai falar sobre os cometas, sobre suas estruturas e sobre o material expelido por eles e que podem provocar efeitos interessantes para quem gosta de observar o céu.

Este será o tema deste mês a ser abordado pelo astrônomo Leandro S. Guedes, da equipe do Planetário do RJ. Ressaltamos que essa palestra não foi realizada quando da …

(Recebi o recado incompleto)

3 Respostas

  1. Gostaríamos de sugerir nosso portal e nosso feed (RSS) como fonte de notícias sobre astronomia e astronáutica, como também de eventos nacionais relacionados ao tema.
    http://www.boletimsupernovas.com.br

  2. Qual o Planeta que vai destroir a terra?

  3. vssh datuanoa,irgyradaec

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: