Células reprogramadas revertem os sintomas de Parkinson em ratos

Esta sexta-feira (11) é o Dia Mundial da Doença de Parkinson.
Pesquisa mostra efeitos de células induzidas para recuperar neurônios perdidos.

Do G1, em São Paulo entre em contato

Com células reprogramadas para se comportarem como células-tronco, um grupo de cientistas conseguiu reduzir os sintomas do mal de Parkinson em ratos, de acordo com um estudo publicado no início desta semana nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (11), o mundo lembra o Dia Mundial da Doença de Parkinson.

 

A técnica utilizada pelos pesquisadores do Instituto Whitehead, dos Estados Unidos, é a mesma que virou manchete nos jornais do mundo todo em novembro de 2007 ao abrir uma porta para o fim da necessidade de se usar embriões nas obtenção de células-tronco pluripotentes, aquelas que são capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo. Essas células, chamadas de “induzidas”, “reprogramadas” ou ainda “iPS”, ainda estão em um estágio muito inicial de pesquisas e uma das principais dúvidas dos cientistas é saber se elas de fato poderão ser aplicadas medicamente.

 

O trabalho da equipe de Massaschuetts é importante também por isso, não apenas pelo passo relevante no combate ao mal de Parkinson, uma doença até hoje sem cura e sem causas conhecidas.

 

A equipe transplantou células reprogramadas no cérebro de ratos geneticamente modificados para apresentarem os sintomas de Parkinson, para substituir o neurônios perdidos pela enfermidade. Depois de algumas semanas, os sintomas se reduziram consideravelmente, de acordo com os pesquisadores.

 

Os resultados foram apresentados na edição desta semana da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a “PNAS”.

Uma resposta

  1. Gostaria de receber todas notícias sobre mal de Parkson.
    grato.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: